A Transdev anunciou hoje, Dia Mundial da Árvore, que decidiu trocar o valor do orçamento anual destinado à aquisição de merchandising e material promocional, por um investimento na reflorestação nacional e em diversas atividades de proteção do ambiente.
Para concretizar esta iniciativa, a transportadora rodoviária de passageiros celebrou, recentemente, um protocolo de colaboração com a Quercus, em regime de mecenato, que prevê, ao longo de 2018, a plantação de centenas de árvores de espécies autóctones na região de Aveiro e a “adoção” de um bosque em Castelo Branco, a instalação de abrigos para aves na região da Guarda e a despoluição das margens de um troço do Rio Ave, na região de Braga.
“Todos os anos o nosso orçamento contempla uma verba para a encomenda de merchandising e material promocional, onde se incluem sempre milhares de calendários, agendas e outros suportes em papel. Este ano, optámos por poupar no gasto em papel e utilizar o valor equivalente para plantar árvores e na implementação de outras ações de recuperação ambiental”, explica Pierre Jaffard, CEO da Transdev Portugal.
O mesmo responsável revela que, na base desta opção, estão os trágicos incêndios do último ano e os danos severos que infligiram à floresta nacional.
“No último ano, os incêndios devastaram milhares de hectares e levaram a uma diminuição significativa das condições de sobrevivência de várias espécies animais. Queremos, em 2018, ajudar a devolver à natureza aquilo que 2017 levou”, afirma Pierre Jaffard.
Além do contributo para estas ações, a Transdev quer também envolver as comunidades e levá-las a participar ativamente nas ações de proteção do ambiente que vai levar a cabo durante o ano, com o propósito de aumentar a consciencialização para a necessidade de conservar e respeitar o ecossistema.
Neste âmbito, a empresa vai também promover, junto das escolas das regiões onde as ações de proteção ambiental vão decorrer, atividades de sensibilização ambiental, nomeadamente na área da sustentabilidade.