Home » Sítios & Viagens » Noticia de Turismo » Dia Mundial de Turismo assinalado em Loulé
Dia Mundial de Turismo assinalado em Loulé

Dia Mundial de Turismo assinalado em Loulé

No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Turismo (27 de setembro), o Município de Loulé irá promover iniciativas gratuitas para o público residente e turistas, com um programa que se estende por quatro dias, sublinhando a importância do turismo para a economia local.

Assim, no dia 27, irá decorrer a atividade de turismo criativo “Do Mar à Pesca”, com o intuito de dar a conhecer a atividade piscatória no concelho de Loulé. Esta iniciativa tem lugar em Quarteira, com o ponto de encontro pelas 10h00, no Porto de Pesca. Haverá uma visita a este espaço bem como ao mercado de peixe, e os participantes terão ainda a oportunidade de contactar com os pescadores e acompanhar aquilo que é a faina do mar “em terra”, como o remendar as redes ou os preparativos das embarcações para a pesca. Inscrições no site do Loulé Criativo.

Também neste dia, serão oferecidos doces regionais aos turistas que visitam os vários postos de turismo do concelho, e distribuídos folhetos promocionais do concelho, em Loulé e Quarteira, por uma dupla que interagirá com os visitantes. Os turistas contarão com uma visita guiada aos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, pelas 15h00. Este espaço, único no panorama ibérico, é já uma referência para quem visita a cidade, apesar de estar aberto ao público há pouco mais de um ano.

Já no dia 28, às 16h00 e às 18h15, os agentes do comércio e restauração local, como embaixadores do território e rostos, também poderão usufruir de uma visita guiada aos Banhos Islâmicos e Casa Senhorial dos Barreto, com um acompanhamento de uma técnica municipal que irá explicar a história do local, classificado como Monumento Nacional.

Durante a manhã do dia 29, será realizado um percurso pedestre experimental na futura “PR15 LLE – Entre o Barrocal e a Serra” em parceira com a Associação Almargem e Escola Profissional Cândido Guerreiro. Esta pequena rota pedestre complementar à GR13 – Via Algarviana é financiada pelo PDR2020. Este percurso está integrado no território do aspirante a Geoparque Algarvensis.

E pelas 21h00, o passeio Património ao Luar “Mar Jurássico da Tôr”, inserido nas Jornadas Europeias do Património, é a sugestão deste programa.

O Loulé Criativo abre as portas do Palácio Gama Lobo, no dia 30, das 10h00 às 19h00, para uma grande mostra de toda a sua comunidade criativa. Neste Dia Aberto, o público poderá conhecer as diferentes gerações de artesãos e designers que estarão a trabalhar ao vivo, a explicar as suas técnicas e a efetuar demonstrações nas quais o público de todas as idades pode participar gratuitamente ao longo do dia.

Haverá perto de 40 artesãos, designers e makers espalhados por diferentes espaços interiores e exteriores deste espaço icónico recentemente reabilitado, e poderão ser experienciadas atividades que vão das artes tradicionais como a olaria ou a empreita de esparto ao ativismo ambiental, à nova joalharia, à gastronomia local ou aos diálogos com as artes plásticas.

Esta será uma excelente oportunidade para conhecer o universo Loulé Criativo, o trabalho que realiza na salvaguarda das artes tradicionais, na inovação e na valorização do território e o programa de formações, workshops e outros desafios que irão decorrer ao longo da nova temporada.

Loulé, território de turismo, que se estende da serra ao mar, referência nacional e internacional pela excelência das atividades turísticas, espera pelos visitantes para celebrar esta data.

Toda a programação em: www.visit-loule.pt

Partilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

*

Comment moderation is enabled. Your comment may take some time to appear.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.